A frente fria que trouxe chuvas intensas para São Paulo no sábado não deve mais persistir. A cidade registrou um acumulado de 33,4 milímetros de chuva, ultrapassando em 12% a média esperada para o mês de agosto. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), não há mais previsão de áreas de instabilidade para os próximos dias na capital paulista.
O CGE calcula a temperatura média com base nos dados das 29 estações distribuídas pela cidade. A média é obtida somando as temperaturas de todas as estações e dividindo pelo total de estações, que são 29.
Enquanto São Paulo enfrentava chuvas intensas, em Campos do Jordão os termômetros marcaram temperaturas negativas. A cidade localizada na Serra da Mantiqueira registrou -1,4ºC às 3h deste domingo, segundo informações da Defesa Civil.
As baixas temperaturas são resultado da chegada de ar frio de origem polar, que atingiu inicialmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, avançando em seguida em direção ao sudeste e parte do centro-oeste do Brasil.
A previsão é que as temperaturas permaneçam baixas até pelo menos a metade da próxima semana. As mínimas devem ficar abaixo dos 9ºC e as máximas não devem ultrapassar os 22ºC até a quarta-feira.
Portanto, a frente fria que provocou chuvas intensas e temperaturas baixas na região paulista já está perdendo força. A população pode esperar uma gradual melhora nas condições climáticas nos próximos dias, com a volta do calor e a diminuição das chuvas. É sempre importante estar atento aos boletins meteorológicos para se manter informado sobre as mudanças no tempo.